Publicações

Publicações da profa Marly Oliveira  - Sinopses

1. COMO FAZER PROJETOS, RELATÓRIOS, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES
Maria Marly de Oliveira – 5ª edição
Elsevier / Campus– 6ª edição

O diferencial desta obra está na didática e maneira  descomplicada na abordagem de normas e técnicas para a construção de trabalhos científicos apresentando os principais referenciais de base segundo a ABNT para produção de projetos, relatórios, monografias,TCC,  dissertações e teses. Trata-se de uma obra de referências (Best Seller) na área de Metodologia Científica. Nesta 5ª edição, todo conteúdo foi revisado e adequado á nova Ortografia e apresenta um capítulo exclusivo sobre as atuais normas da ABNT. 

2. COMO FAZER PESQUISA QUALITATIVA
Maria Marly de Oliveira
Editora VOZES – 5ª edição

Este livro traz uma nova proposta metodológica, a partir da afirmativa de que o homem é essencialmente criador da história e pesquisador insaciável da realidade em que vive. Um texto repleto de uma visão sistêmica e, especialmente interessante para professores e estudantes de pós-graduação. Seguramente a Metodologia Interativa é uma proposta inovadora dentro de uma abordagem qualitativa, sistêmica dialética e interacionista, vendo o homem e a mulher como sujeitos que fazem e refazem a história na busca de explicações para o entendimento da realidade que se pretende estudar.

3.  PROJETOS, TEXTOS E RELATÓRIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Marly de Oliveira
Editora VOZES –  2ª edição

Esta obra é focada na proposta pedagógica de Paulo Freire e serve como um manual para os professores da Educação Básica no cotidiano das salas de aula. Seu principal objetivo é fornecer aos educadores os subsídios necessários para ensinar a ler, interpretar, usar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e construir textos, projetos e artigos científicos.

 4. FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: MÚLTIPLOS OLHARES NO ENSINO DAS CIÊNCIAS

Maria Marly de Oliveira (Org.)
Edições Bagaço

Esta obra é constituída por uma coletânea de artigos construídos em torno de um eixo central: Formação de Professores, que se entrecruza com o Ensino de Ciências e Matemática. Este livro associa a teoria com a prática, e está direcionado aos professores da Educação Básica, preferencialmente aos que se encontram no exercício do Ensino de Ciências e Matemática.

5. CTSA: EXPERIÊNCIAS MULTI E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Maria Marly de Oliveira (Org.)
Edições Bagaço
Esta obra apresenta relatos e análises de diferentes experiências multi e interdisciplinares no Ensino de Ciências e de Matemática, privilegiando a abordagem CTSA (Ciência,Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Partindo desse tipo de abordagem, os conteúdos das disciplinas passam a ter uma nova dimensão quanto à associação e desenvolvimento de atividades com base nas experiências dos professores e educandos, através de argumentos epistemológicos e pedagógicos, com ênfase nas questões sociais e ambientais.

6. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Maria Marly de Oliveira (Org.)
Editora Universitária - UFRPE


Este livro se constitui o volume 3 da Série Formação de Professores, que foi criada pela professora Marly Oliveira. O principal foco dessa obra é o relato de experiências através da publicação de experiências inovadoras no Ensino das Ciências. Os capítulos dessa obra foram construídos mestrandos que cursaram as Disciplinas Metodologia da Pesquisa Cientifica e Metodologia do Ensibno Superior no exercício de 2012.
  
7. SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Maria Marly de Oliveira
Editora Vozes

Essa obra trata de uma nova ferramenta didática para o contexto de sala de aula, visando a produção de novos conhecimentos. A SDI tem como principal aporte teórico a Didática Francesa, Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD), Complexidade (MORIN) e a Dialogicidade (FREIRE). Este livro tem como principal objetivo oferecer subsídios para facilitar o processo ensino-aprendizagem.