Pesquisa Qualitativa
Atualmente, a abordagem qualitativa está sendo bastante trabalhada em pesquisas
nas diversas áreas do conhecimento. No entanto, ainda é possível observar que existe
certa preocupação dos pesquisadores, quanto à
subjetividade que perpassa, sobretudo, a análise dos dados. É dentro deste viés
, que a obra de minha autoria traz o título COMO FAZER PESQUISA QUALITATAIVA, publicada pela Editora VOZES, já
em 5ª Edição, oferece alguns subsídios por meio de
uma nova proposta metodológica dentro de uma abordagem qualitativa.
Depois de dez anos, podemos constar experiências exitosas por meio da construção
de Artigos Científicos, Dissertações e Teses, com aplicação da METODOLOGIA
INTERATIVA durante a construção da minha Tese de Do
utorado em Educação, na Universidade de Sherbrooke (Quebec) Canadá.
Recentemente, face ao constante avanço da Ciência, sentimos a nec
essidade de acrescentar novos aportes teóricos a essa nova prop
osta metodológica, que é centrada na abordagem qualitativa.
Em síntese, a METODOLOGIA INTERATIVA tem como carro-chefe, a técnica do Circulo Hermenêutico-Dialético
(CHD).
A fundamentação teórica está alicerçada nos
seguintes aportes: Complexidade de Edgar Morin (200
7); Dialogicidade (FREIRE, 1987); Hermenêutica (GADAMER, 2007); Dialética (SANTOS, 2003); Análise
Hermenêutica-dialética (MINAYO, 2004). Recomendamos acessar no Google maiores fundamentos,
através das palavras-chave: Metodologia Interativa e
Círculo Hermenêutico-dialético, onde poderão encontrar vários
textos acadêmicos, que trabalham essa nova proposta metodológica de pesquisa qualitativa.
Livro: COMO FAZER PESQUISA QUALITATIVA
Maria Marly de Oliveira Editora VOZES.
Livro: COMO FAZER PESQUISA QUALITATIVA
Maria Marly de Oliveira Editora VOZES.
Sequência Didática Interativa (SDI) - RESUMO
Maria Marly de Oliveira, PhD A Sequência Didática Interativa (SDI) é
uma ferramenta didático-metodológica que está estritamente relacionada ao p
rocesso de Formação de Professores, objetivando a melhoria do processo ens
ino-aprendizagem dos diferentes componentes curriculares na Educação
Básica, Cursos de Graduação e de Pós.
Essa ferramenta tem como base, os principais aportes teóricos da
Didática Francesa, priorizando os fundamentos da Te
oria das Situações Didáticas de Guy Brousseau (2008); Teoria dos Campos
Conceituais desenvolvida por Gérard Vergnaud (1996); Engenharia
Didática segundo Artigue (1990); Transposição didática trabalhada por
Chevallard (1991), além da Complexidade de Edgar Morin (2006) e a Dialogici
dade de Paulo Freire (2004).
A aplicação da SDI tem como eixo condutor a técnica do Circulo
Hermenêutico-Dialético(CHD) segundo Gadamer (2007) para trabalhar, em
um primeiro momento, a construção de conceitos, em
uma sucessão de atividades, além do embasamento teórico pertinente
ao tema proposto para estudo, é importante fazer a interface com a
Pedagogia Crítica de Paulo Freire, para desenvolvimentos de atividades no âmbito da pr
ática docente presencial ou no contexto online.
Experiências exitosas com a SDI nos permite afirmar
que essa ferramenta é aplicável em diferentes áreas de conhe
cimento, cujo diferencial no processo ensino-aprendizagem é o resgate dos
saberes já construídos e através de trocas de experiências, elaborar novos c
onhecimentos de forma contextualizada.
Em síntese, a dinâmica da SDI compreende uma sequência de
atividades para trabalhar as percepções dos estudantes sobre o tema a ser
trabalhado. Para isso, o professor/pesquisador entrega para cada participante
uma pequena ficha de papel pedindo que cada um escreva o que entende pelo
questionamento sobre o tema. Em seguida, eles são divididos em grupos de 4
ou 5 pessoas, e é solicitado que cada grupo faça um
a síntese dos conceitos que foram construídos, resumindo em uma só frase. A
partir daí, cada grupo deve escolher um representante, e assim é formado u
m novo grupo somente com o líder de cada equipe. Nessa etapa, também é
solicitado que esse grupo construa uma frase, a partir das sínteses construídas por cada grupo.
Dessa forma, é construída uma síntese geral (definição) como resultado
dos conceitos individuais e dos pequenos grupos. Em
um segundo momento, após essa construção, o professor/pesquisador começa
a trabalhar os fundamentos teóricos que embasam o tema em estudo.
A última etapa, dependendo da criatividade do professor, os participantes poderão construir
textos, maquetes, painéis, etc. É nessa fase final,
que outras atividades poderão ser realizadas com diferentes técnicas de a
prendizagem e diferentes conteúdos teóricos que embasam o tema de estudo no
contexto de sala de aula.
A SDI foi aprovada em concurso público como experiência inovadora
para Formação de Professores e encontra-se disponível no Site do Programa
de apoio educacional do Mercosul: http://www.pasem.org/experiencia/MjU=&lang=pt